Gillette - Uma história de sucesso!!!
"Melhor do que inventar um produto que todo mundo use, é fabricar um produto que todos usem, joguem fora e depois voltem para comprar mais."
Quem emprestou o nome à categoria das lâminas de barbear foi a Gillette. Até o século XIX, a atividade de barbearia era desempenhada apenas por profissionais, utilizando navalhas. O norte-americano King Camp Gillette, em uma manhã quente de 1895, ao fazer a barba, simplesmente teve um momento de inspiração e idealizou um aparelho que revolucionou o ato de barbear para sempre. Muito mais prático do que a navalha que ele vivia tendo que levar a um amolador.
Era isso, um sistema de barbear de longa durabilidade que utilizasse lâminas descartáveis. O segredo não era propriamente o aparelho, e sim a lâmina, uma camada fina de aço afiada dos dois lados, que poderia ser usada algumas vezes e depois substituída.
Mas faltava ainda a tecnologia e seis anos se passaram até que Gillette encontrasse o sócio certo: William Nickerson, engenheiro mecânico de sucesso, formado no Massachussets Institute of Technology, que acreditou na lâmina de barbear e decidiu fabricá-la, contrariando expectativas pessimistas de especialistas da época.
Em apenas dois anos, lâminas e aparelhos revolucionários foram colocados à venda, inaugurando a era de produtos descartáveis, que se estendeu a diversas outras categorias de produtos descartáveis.
Após isso, o desafio maior foi o de mudar os hábitos de barbear vigentes na época. Durante a Primeira Guerra Mundial, um grande passo foi dado nesse sentido, quando a Gillette enviou um aparelho de barbear para cada soldado americano. Assim, muitos deles acabaram adquirindo o hábito de barbear-se em casa, ao invés de irem ao barbeiro.
Nesta época, as lâminas eram embaladas uma a uma, em papéis com o retrato e a assinatura de King C. Gillette. Ao criar a embalagem assinada pelo inventor e fabricante, a Companhia desde cedo conquistou a credibilidade do público.
Os anos se passavam, e diversos aperfeiçoamentos foram sendo introduzidos nos aparelhos e nas lâminas. Cada vez mais consolidava-se o reconhecimento da Gillette como líder do mercado de lâminas para barbear.
Em 1939, a Gillette, que já figurava entre as maiores companhias do mundo, começou a patrocinar o esporte. Esta atitude, muito simpática ao público, se mantém até hoje, como, por exemplo, no patrocínio das Copas do Mundo de Futebol. Está no País desde 1926.
quinta-feira, 24 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário