quinta-feira, 24 de abril de 2008

Lições de riqueza e de negócios extraídas do filme Scarface
26/03/2007 · 3 Comentários
Acompanhando o artigo A Marcha Imperial da Vida, que possui uma reflexão sobre um filme, e principalmente, às minhas resenhas de livros, iniciam-se também resenhas de filmes. Mas, procurarei falar de filmes de modo diferente da crítica comum e/ou relacionada. Como já fiz com A Marcha dos Pingüins irei falar que lições e idéias podemos extrair do filme comentado, tentando sempre indicar onde tal idéia está presente.

E como primeira opção, nada melhor que Scarface - The World is Yours. Trata-se de um filme incomum, talvez único até então. Claro que a violência no filme é constante e relacionado a algo ilícito: tráfico e incentivo a drogas, mas Scarface não é o filme que você assiste uma vez e faz seu julgamento. É aquele filme que você assiste 2, 3, 4… 10 vezes, pois o sentido é para ser interpretado, não apenas visto. De Scarface você extrai lições de riqueza, capitalismo e gestão. E é isso que irei mostrar nesse artigo.


PRIMEIRA LIÇÃO
- O fabuloso Al Pacino interpreta Tony Montana, um refugiado político de Cuba, que faz seu caminho aos EUA, em busca do sonho americano - o crescimento capitalista. De imediato, Montana já mostra sua inteligência e capacidade de ser líder, por sua conversa cheia de bons argumentos logo na chegada aos EUA.

Lição: Liderança é indepentende de formação e classe social, e sim, relacionada a sua inteligência e argumentos da situação atual ou do que almeja. E principalmente, a vontade e ambição de enfrentar a situação.

SEGUNDA LIÇÃO
- Na sua ida a Miami, com o trabalho conseguido, mostra que não é aquilo que deseja: “Eu não vim aos EUA para quebrar minha espinha” (lavando pratos, no caso). Conversando com seu companheiro Manolo, cita que era para estar colhendo ouro das ruas, ao mesmo tempo observando um rico homem, com sua mulher, ambos (Montana e Manolo), desejando estar naquele lugar.

- Com Manolo na praia, cita que se tivesse ido a Miami 10 anos atrás, já seria um milionário, com sua própria mansão, seu próprio carro, barco e campo de golfe.

- Quando conhece Sosa pela primeira vez, vendo a mansão, todas aquelas pessoas e luxos, Tony comenta que Sosa tem tudo que um homem precisa ter.

Lição: Deseje riqueza e luxo, transforme isso parte do seu pensamento. Não tenha inveja de quem chegou lá. Valorize-os, pois com certeza eles também já foram pequenos ou ao menos possuem pessoas próximas que são grandes. Se você pensa em pobreza ou inveja a quem tem, e ficar pensando que algo melhor/maior é fora de seu alcance, o que é pequeno fará sempre parte de ti. Pensar no que é grande e almejar aquilo, não machuca, o inspira a lutar para o que quer e chegar no desejado. Inspire-se sempre, afinal quem chegou lá é um exemplo a ser seguido, visto que eles possuem aquilo que você deseja.

TERCEIRA LIÇÃO
- No momento da “contratação” da primeira tarefa de Tony, ele enfrenta o “intermediário”, não se importando com as conseqüências. Após a conclusão da tarefa (que ele mesmo executou do começo ao fim), ele faz questão de pessoalmente entregar o produto ao contratador e relatar o ocorrido.

- Na sua ida à mansão de Sosa acompanhado de Omar, Montana entende as necessidades de Sosa, e inclusive evita Omar de falar (que é quase que um “sub-chefe” de Tony). Logo após inclusive enfrenta o poderoso Sosa, demonstrando o que é e o que realmente deseja.

Lição: Esteja sempre presente, faça o serviço você mesmo e seja sempre sincero. Não tenha medo de falar. Claro que dentro dos limites do respeito (afinal de contas, respeito é tudo). Mas, a franqueza é uma das maiores virtudes no mundo dos negócios (Jack Welch é um dos que mais expressa esse valor). Facilite a comunicação, estando sempre presente quando puder, e seja sempre claro. Por que usar intermediários se você pode por si demonstrar o que é, e assim, gerar mais confiança? É aquele velho ditado: quer algo bem feito? Faça você mesmo.

QUARTA LIÇÃO
- Saindo do primeiro encontro com seu contratador Frank Lopez, Tony declara uma das frases mais cativantes que já ouvi, pois é totalmente relacionada ao desejo de crescimento: “I want what’s coming to me. I want the world, and everything in it” (Numa tradução meio no pé da letra: Eu quero aquilo que vem a mim. Eu quero o mundo e tudo que há nele).

- Tony enfrenta Lopez (mais uma vez a lição 3), devido ao seu chefe querer ficar pequeno e estacionado. Cita que já é a tempo de crescer e expandir, sugerindo como fazê-lo. “Nós devemos pensar grande”.

- Esperando Elvira na casa de Lopez, Tony vê um dirigível com a seguinte frase: “The World is Yours” (O mundo é seu). Após o fato final com Lopez (o citado acima), Montana cresce, e seu império milionário é iniciado. Assim, essa passa ser a frase lema dele, que inclusive coloca em sua empresa e uma estátua na sua mansão (ambos após claro o seu crescimento).

Lição: SEMPRE pense grande. DESEJE o que é grande. Mesmo que possa parecer arrogância ou pior ainda, ganância, isso não passa de ambição. Você ter um plano de carreira e vida, baseado no que há de melhor e no grande, não é ganância, somente ser diferente do comum. Afinal de contas, para que sermos parte da estatística mundial: 4.123.456.789 (apenas um número exemplo), se podemos fazer parte de um grupo seletivo? E isso começa pelo pensamento positivo, junto com a lição 2.

QUINTA LIÇÃO
- Uma vez com o império - rico, milionário - (pois Tony Montana é nada mais nada menos que as lições aqui expressas), ele usa e abusa do luxo: uma mansão, com o melhor material possível, tapetes vermelhos, móveis do luxo extremo, hidromassagem no melhor estilo imperial, charutos, carros e motoristas, melhores restaurantes e bebidas, enfim, o que há de melhor.

Lição: Uma vez lá em cima, use e abuse daquilo que você lutou. Afinal de contas, dinheiro atrás dinheiro, luxo atrai luxo. Viva o luxo e você sempre o terá, e principalmente, o trabalho sempre será cada vez mais prazeroso, para continuar vivendo o extremo.

SEXTA LIÇÃO
- Tony a todo momento fala com orgulho: “Eu sou Tony Montana”. Bem como em uma situação fala que não o podem tocar, pois ele é Tony Montana.

- Em todo local ele possui a logomarca, sempre em destaque ou ao menos valorizada.

Lição: Valorize-se e valorize sua marca. Ninguém achará você capaz, eficiente ou bom em algo se nem mesmo você o faz. Tenha muita cautela com seu nome (pessoal e caso seja o caso, de sua empresa). Divulgue-o o máximo que puder, afinal, publicidade é a alma do negócio.

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