sábado, 10 de maio de 2008

O PODER DO MARKETING MULTINÍVEL



Você está satisfeito com o seu trabalho?
E com a sua renda?
Você tem capital para abrir o seu negócio próprio?
Você gosta ou quer trabalhar para um chefe?

Se você respondeu sim para alguma dessas perguntas, então, não perca lempo lendo esse artigo.
Caso contrário, está na hora de você conhecer o Marketing Multinível!
No Brasil, quando se fala em Marketing Multinível, muitas pessoas ainda pensam que se trata de pirâmide, correntes ou coisas desse tipo, ou seja, acham que vão estar entrando em um negócio ilegal. Então, antes de julgar ou criticar, vamos tentar entender um pouco mais sobre o Marketing de Rede ou Marketing Multinível.
Não existe uma definição para este tipo de Marketing, pois ele é um conceito, e a melhor explicação é a de Richard Poe, ex-editor da revista americana Success. Ele diz que "O Marketing de Rede é qualquer forma de Marketing que permita representantes de vendas autônomos recrutar outros representantes de vendas e receber comissões das vendas efetuadas por esses recrutas".

O Marketing Multinível foi criado em 1941 por Carl Rehnborg, com o objetivo de distribuir produtos nutricionais. Com a novidade, Carl só pagaria comissões quando as vendas fossem efetuadas. Em 1979, terminava a primeira onda do Marketing Multinível, com a declaração da Comissão Federal de Comércio de que a Amway era uma empresa legítima, e não mais um negócio escuso. Nessa época, a tecnologia ainda era muito difícil de ser manuseada pelos simples mortais, e por isso o Marketing Multinível não conseguiu decolar. Com a chegada da terceira onda, tudo mudou.
As empresas mais avançadas de Marketing Multinível dão valor à simplicidade para que todas as pessoas possam trabalhar com este sistema tão vantajoso. A Nu Skin, por exemplo, é uma empresa que investiu mais de 100 milhões de dólares em tecnologia, colocando-a, assim, como uma das 40 maiores empresas que investem em Informática no mundo.

Mas, para que o Marketing Multinível funcione, precisamos avaliar diversos pontos da empresa. São eles:


Produtos: a empresa de Marketing Multinível deve ter um produto altamente consumível, que as pessoas usem quase todos os dias, ou seja, o produto deve ser vendável. Pois, assim, o cliente usa o produto com freqüência e tende a repor também com freqüência, gerando, assim, volume de vendas mensal para o grupo. Neste ponto, não preciso mencionar que a qualidade dos produtos é um fator essencial, pois jamais indicaremos um produto de baixa qualidade para os nossos amigos;


Plano de compensação: o plano de compensação deve ser bastante generoso. Cada empresa tem o seu. Cabe ao futuro distribuidor avaliar qual das empresas bonifica melhor. Nesse caso, deve-se avaliar o lucro na revenda e os diversos tipos de bonificações, especialmente a bonificação do trabalho feito pelo grupo todo.


Sistema de apoio: a empresa de Marketing Multinível deve investir em Telecomunicações, apoio administrativo, execução de pedidos, treinamento e expansão internacional.

Muitas pessoas estão deixando os seus empregos tradicionais para trabalharem como profissionais de Marketing Multinível, pois esse tipo de sistema oferece liberdade, horário variável de trabalho, tempo livre etc.
Assim como a franquia, o Marketing Multinível também foi muito criticado no começo pela imprensa, que fazia poucas abordagens sobre o temas. Mas as coisas mudaram, e hoje a franquia representa 35% de todas as vendas realizadas nos Estados Unidos, sendo muitas delas empresas públicas bem cotadas na Bolsa de Valores de Nova York.

E por que o Marketing Multinível funciona? Na verdade, o seu poder se encontra na magia da renda alavancada.
O que vem a ser isso?
Existem dois tipos de renda: a primeira, e mais comum, se chama renda linear. Ela permite que você ganhe apenas pelas horas trabalhadas, ou seja, se você trabalhar a vida toda, oito horas por dia, de segunda à sexta-feira, com direito a um mês de férias por ano, você terá trabalhado 79.200 horas. Se você ganhar R$ 10,00 por hora, terá ganhado apenas R$ 792.000, o que não chega nem a um milhão de reais. Agora, com a renda alavancada, a situação já muda de figura.
Como?
Renda Alavancada é a renda que continuamos recebendo, ano após ano, mesmo que tenhamos terminado o trabalho. Quem se beneficia deste tipo de renda são os compositores famosos, autores de bestsellers e investidores bem sucedidos. As pessoas comuns nunca puderam ter esse tipo de ganho.
Vamos exemplificar: Paulo Coelho é um escritor que todos, algum dia, já ouvimos falar ou já lemos algum livro dele. O Alquimista, por exemplo, é um livro que ele escreveu há muitos anos e que até hoje vende, ou seja, até hoje o escritor recebe comissões por ele. Esse é o conceito de renda alavancada. Os resultados são monstruosos.
Vamos pensar da seguinte forma: você entra em um negócio de Marketing Multinível e, então, ensina cinco pessoas a fazerem o mesmo que você (aprender, prospectar, vender e ensinar). Ou seja, elas entram no mundo do Marketing Multinível, e também ensinam cinco pessoas a fazerem o mesmo, e assim por diante. Vamos exemplificar isso com um cálculo simples de multiplicação:


Você X 5 = 5 pessoas (1º nível)
5 X 5 = 25 pessoas (2º nível)
25 X 5 = 125 pessoas (3º nível)
125 X 5 = 625 pessoas (4º nível)
625 X 5 = 3.125 pessoas (5º nível)
3.125 X 5 = 15.625 pessoas (6º nível)
TOTAL = 19.531 pessoas

Ou seja, ao final de seis níveis, você terá no seu grupo 19.531 pessoas que estarão trabalhando junto com você. Imagine, agora, que cada uma destas pessoas trabalhe durante quatro horas por semana. Ao final de uma semana, elas terão trabalhado 78.124 horas, quase o mesmo número de horas que você trabalhou sozinho a vida toda.
Conclusão, você pode ganhar em apenas uma semana ou um mês dependendo do ritmo do seu grupo, o que você ganharia em uma vida inteira de trabalho árduo e sem flexibilidade horária.
Como John Paul Getty disse, "Prefiro contar com 1% dos esforços de 100 pessoas do que com 100% de meus próprios esforços".
E é por isso que ele foi o primeiro milionário americano...

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