Potencial de ganhos ilimitado: melhor oportunidade para as pessoas crescerem de fato. Isso se deve ao plano permitir construir uma organização maior e receber comissões de um número maior de níveis do que é possível em outros tipos de planos.
Alcance de pagamento mais profundo: Digamos que seu plano pague comissões somente até o sexto nível. Num plano uninível ou matriz, isso significa que lhe é vedado receber rendimentos do sétimo nível em diante. Mas num plano gradativo, um distribuidor pode se emanciparam após o que você recebe um override ou comissão sobre o volume de grupo desse distribuidor. Se esse distribuidor tiver uma organização de seis níveis, isso significa que você recebe comissões de vendas realizadas no seu 12o nível!. Alguns plano de emancipação permitem que você receba comissões até vinte níveis de profundidade - o que é inviável em outros planos.
Downline maior: O plano oferece largura ilimitada. A profundidade pode ser limitada a seis níveis ou menos, mas você pode se expandir em largura como quiser, construindo uma grande downline, com um potencial de milhares de distribuidores.
Estabilidade da empresa: Empresas que adotam planos de emancipação tendem a ter uma média de sobrevivência mais elevada do que outras, talvez devido a lucros corporativos mais altos. São empresas como Amway, Shakalee, Nu Skin, Quorum e outras. Na verdade, Leonard Clements, de MarketWave, afirma que 86% de todas as empresas MMN com sete anos ou mais de existência adotam o plano de emancipação gradativa.
PLANO MATRIZ
Plano famoso na década de 80 que perdeu espaço para os planos mais inovadores na década de 90.
A matriz representa uma estrutura fixa em que o tamanho potencial da organização é predeterminado pela largura e profundidade definidas pela companhia. Por exemplo, uma matriz 4x6 significa que cada pessoa pode patrocinar um máximo de quatro pessoas em sua frontline.
Esse processo pode continuar até que a matriz tenha seis níveis de profundidade.
Todos os distribuidores afiliados além da largura limite do primeiro nível são colocados em níveis mais profundos. Isso é comumente chamado de "espirro" e geralmente o computador localiza de forma automática o primeiro local disponível e coloca o novo distribuidor naquela posição dentro da organização.
Os planos de matriz têm todos os tamanhos e formas. Exemplos de combinações utilizadas são 3x5, 5x7, 2x9 e 2x12. Alguns planos de matriz podem ser expandidos com base em determinadas qualificações, enquanto outros são "forçados" e/ou "fechados".
Geralmente as comissões são lineares, ou seja, todos os volumes que incidem nos níveis de pagamento contam para as qualificações mensais.
Não há emancipações num plano matriz.
VANTAGENS
Derramamento ou espirro: Quaisquer recrutas que você traga para um plano matriz que excedam o número colocado à sua linha de frente "derramarão" para níveis inferiores. Teoricamente, isso quer dizer que uma pessoa pode apenas sentar-se numa organização matriz e não fazer nada, esperando que um realizador do primeiro time de sua upline construa uma downline para ele via derramamento.
Fácil de administrar: Você só tem que patrocinar as duas ou três pessoas de sua linha de frente
Simplicidade: Os planos matriz são muito simples de explicar aos recrutas
PLANO BINÁRIO
O plano binário é uma modalidade e provavelmente uma das versões mais inovadoras da matriz, merecendo também especial atenção.
A largura do primeiro nível é sempre limitada a dois, a profundidade é infinita e as comissões são geracionais. É um plano de complexidade elevada, diferentemente do plano matriz.
Os indivíduos começam construindo duas pernas - a esquerda e a direita. As posições freqüentemente são chamadas de centros de lucro ou células de renda. As comissões são pagas com base no volume de vendas acumuladas de cada uma das pernas (volume de grupo sob cada um dos dois distribuidores do primeiro nível), geralmente em base semanal, o que dá ao patrocinador um incentivo para manter ambas as pernas ativas. Não se consideram muito os níveis reais, mas sim o volume total de cada perna.
Quanto mais volume ocorrer durante a semana, maior a comissão de pagamento. A maioria dos planos binários pagam baseados na perna forte ou é transferido para a semana seguinte ou é "descarregado" (perdido). Os planos binários geralmente permitem posições múltiplas de um só distribuidor.
Depois de alcançar determinadas qualificações, células adicionais de renda podem ser ganhas permitindo aos indivíduos construírem uma organização com profundidade ilimitada. Cada célula de renda adicional é colocada na base das duas originais, o que ajuda a criar estabilidade em toda a organização.
Conseqüentemente, um plano binário poderia ser considerado uma matriz de duas larguras, sem lados, por isso às vezes é chamado de binário lateral.
PLANO UNINÍVEL
O plano uninível possui largura ilimitada (número ilimitado de recrutas na frontline), profundidade finita (geralmente de cinco a nove níveis) e as comissões são lineares. É geralmente a forma mais simples de plano.
O termo foi originalmente usado para descrever qualquer tipo de plano que tivesse somente um estágio de avanço (comparado com os que têm diversos possíveis). Hoje em dia é comumente usado para descrever todo plano que não seja nem do tipo "matriz", nem do tipo "de emancipação gradativa", não importa o número de níveis ou estágios de avanço.
Alguns programas são descritos como uninível porque a porcentagem dos bônus é a mesma ou nivelada em cada um dos níveis de pagamento, Existem outros que descrevem esse plano como um nível único de qualificação que receberá bônus, quase sempre relativamente simples. Alguns programas uninível têm porcentagem de bônus pagas por nível decrescente, crescente ou mesmo variável. Existem variações dentro do conceito de uninível.
Geralmente, como o plano de emancipação gradativa, ele tem níveis de desempenho que você alcança mantendo um certo volume mensal. Como o plano gradativo, o uninível tem largura ilimitada. Você pode recrutar quantas pessoas quiser para sua linha de frente. Mas o uninível não permite emancipações. Você pode imaginar o uninível como um plano de emancipação gradativa sem emancipações.
VANTAGENS
Simplicidade: Por não ter emancipações, o uninível é um plano muito simples para explicar a novos recrutas.
Largura ilimitada: O uninível lhe faculta recrutar um número ilimitado de pessoas para sua linha de frente.
Qualificações fáceis: Por não haver emancipações e conceito de volume impedido ou desimpedido num plano uninível, todo o volume de vendas de sua organização é computado para efeito de suas cotas mensais o tempo todo, haja o que houver. Você não perde volume cada vez que alguém se emancipa. Você não precisa correr desesperadamente todos os meses para compensar o volume perdido quando alguém se emancipa, como ocorre com freqüência nos planos de emancipação gradativa.
PLANO AUSTRALIANO
O plano australiano é uma variação do uninível, possuindo largura ilimitada, profundidade infinita e comissões lineares. Nos EUA, geralmente é chamado de "plano dois-acima" (two up).
É um plano de grande potencial, mas ao mesmo tempo, de difícil entendimento.
As comissões recebidas pelos dois primeiros distribuidores de seu primeiro nível são repassadas para seu patrocinador. Da mesma forma, as comissões dos dois primeiro distribuidores recrutados pelo seu terceiro recruta (e assim sucessivamente) são repassadas para você.
Uma fraqueza do plano é que você pode patrocinar infinitamente que seu upline se beneficiará apenas dos seus dois primeiros recrutas, assim como seu downline pode patrocinar infinitos recrutas que você se beneficiará apenas dos dois primeiros de cada.
Por causa disso, surgiram algumas variações, como o "um-acima" (one up) e o "três-acima" (three up), muito similares ao "dois-acima" e de complexidade igualmente alta.
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Perguntas Mais Frequentes
Nesta seção encontram-se as perguntas mais freqüentes de quem está começando a conhecer o MMN
Esta página é atualizada sempre que uma nova pergunta dirigida a nós torna-se freqüente
MMN é um negócio do tipo "fique rico rápido"?
O MMN é um negócio legítimo, legal e sério?
O MMN ou Marketing Multinível é uma Pirâmide?
Você pode representar mais de uma empresa MMN?
Você tem que tornar-se um "cobra" para ganhar bastante dinheiro no MMN?
O que é um "cobra" do MMN?
Por que escolher o MMN?
A maioria das pessoas pode desenvolver as habilidades empresariais necessárias para ter sucesso no MMN?
Que produtos e serviços podem ser comprados por meio do MMN? Quais as vantagens que apresentam, em relação aos produtos similares vendidos no comércio tradicional?
É verdade que a maioria das pessoas que se tornam distribuidores no MMN acabam desistindo?
Quando compro um produto para meu uso, por meio do MMN, sou automaticamente classificado como distribuidor?
Quais são os direitos e deveres de um distribuidor, num sistema MMN?
Como terei certeza de que a empresa respeitará seu compromisso comigo, creditando as comissões sobre todas as vendas feitas por minha rede? Que garantias tenho?
MMN é um negócio do tipo "fique rico rápido"?
Embora milhares de pessoas tenham se tornado ricas em menos de 2 ou 3 anos devido ao poder do MMN, não é um negócio do tipo "fique rico rápido". Na realidade, MMN é um negócio do tipo "fique rico devagar" para a maioria das pessoas. Ele exige trabalho duro, paciência, persistência, comprometimento em tempo e dinheiro, um desejo forte de ser bem sucedido e uma atitude de nunca desistir. Nenhum tipo de negócio é fácil, e o MMN não é exceção.
O MMN é um negócio legítimo, legal e sério?
Sim, corretamente conduzido, o MMN ou Marketing Multinível é um negócio legítimo e com credibilidade.
É como qualquer outro negócio - as pessoas que o conduzem fazem dele legítimo e dão credibilidade. Quanto a questão da legalidade, todos os negócios são legais se não existe uma lei que diga o contrário.
Ao contrário da crença popular, os órgãos fiscalizadores não têm que aprovar o plano de uma empresa, eles apenas investigam reclamações e usam as leis se necessário. Mas apenas porque uma empresa está sendo processada não quer dizer que seu negócio é ilegal. Toda grande empresa de MMN já passou por dolorosos processos judiciais para tornar-se um nome respeitado.
Há centenas de empresas MMN legítimas, algumas que estão operando há décadas (Avon, Amway, Nu Skin e muitas outras). Impérios com nomes como esses, com vendas totais em bilhões de dólares não chegaram até aí à toa, baseadas num negócio sem seriedade.
As empresas de MMN que são bem sucedidas provém produtos únicos, de alta qualidade, por um preço justo para o consumidor e têm alta atenção e um plano de compensação justo para seus representantes.
O MMN ou Marketing Multinível é uma Pirâmide?
Pirâmides são ilegais.
MMN é reconhecido como uma forma legítima de negócio há mais de 40 anos pelo governo dos EUA e pela maioria dos países no mundo, inclusive o Brasil. Entretanto, freqüentemente um indivíduo inescrupuloso conduzirá um esquema de pirâmide disfarçado como uma empresa MMN legítima. Isso é estúpido. O modo básico para se reconhecer um esquema de pirâmide é quando há um custo muito alto para entrar e há um valor muito baixo ou mesmo nenhum produto ou serviço oferecido em retorno ao custo. O foco de uma pirâmide é fazer dinheiro através de taxas de inscrição, em vez de mover produtos e serviços reais, para consumidores reais e por preços reais.
Você pode representar mais de uma empresa de MMN?
Sim, se tudo que você faz é consumir os produtos e não promover a empresa.
Mas para assegurar alta renda e duradouro sucesso você deve se centralizar em trabalhar e promover apenas uma empresa por 18 à 36 meses.
Ache um bom patrocinador de uma empresa estável e de produtos de alta qualidade, comprometa-se com sua metas e você será bem sucedido.
Você tem que tornar-se um "cobra" para ganhar bastante dinheiro no MMN?
Não, absolutamente não.
Pessoas que têm a habilidade de um cobra (pessoa que constrói uma grande rede rapidamente e parece atrair muitas outras pessoas) são de se admirar, mas não é necessário ter essas habilidades para ser bem sucedido em MMN. Há muitas e muitas pessoas comuns altamente sucedidas de grupos sociais bastante diferentes e com bases educacionais bastante diferentes.
Os maiores fazedores de dinheiro em algumas das mais antigas empresas MMN estabelecidas são motoristas de caminhão, fazendeiros, carpinteiros, enfermeiras, cabeleireiros, donas de casa, secretárias, engenheiros, professores, etc.
Em todos os casos essas pessoas, como eu e você, tiveram o forte desejo de mudar sua condição social sem mudar sua natureza. Elas simplesmente agem normalmente, fazem novos amigos, organizam reuniões em suas casas que não são necessariamente reuniões, são mais pequenas festinhas, e naturalmente vendem-se... apenas sendo elas mesmas, coisa que nós fazemos todo dia.
A maioria dos cobras são bons devido ao seu exaustivo calendário de compromissos. Eles voam por todo o país fazendo palestras, conseguem um monte de pessoas empolgadas por algumas horas, e depois parece nunca estar lá quando você precisa de suporte. O modo como eles recrutam não pode ser duplicado pelas pessoas comuns, assim eles são como uma máquina virtual, recrutando tantas pessoas continuamente - para compensar os que saem da rede.
A verdadeira beleza do MMN é que pessoas comuns como eu e você podem criar uma renda em tempo integral a partir de um esforço de tempo parcial em casa.
Então, para concluir, você absolutamente não precisa ser um "cobra" ou tornar-se um "cobra" para fazer grande no MMN. Pessoas comuns estão fazendo grande todos os dias.
O que é um "cobra" do MMN?
Aproximadamente 1 pessoa entre 1000 em MMN é de um grau considerado "cobra". São pessoas capazes de recrutar dezenas ou até centenas de pessoas com seu carisma e charme. Elas têm habilidades de venda e apresentação para grupo, fala em público e outros talentos de persuasão superiores. Alguns desenvolveram estes talentos e habilidades ao longo do tempo e outros possuíam naturalmente. "Cobras" do MMN não necessariamente são os maiores ganhadores de dinheiro em MMN, embora sejam vistos assim.
Por que escolher o MMN?
MMN oferece para aqueles como nós que não tiveram sorte o suficiente para nascer em um berço de ouro, a oportunidade para começar nosso próprio negócio sem dinheiro, experiência ou treinamento. Você aprende no trabalho enquanto ganha.
Muitas empresas fazem o marketing de seus produtos ou serviços usando MMN, porque ele reduz o tempo e o custo de marketing para fazer o produto ou serviço chegar ao consumidor final.
Comparado ao método convencional de distribuição via importadores, atacadistas e varejistas, no MMN há poucos custos para começar, e poucos empregados necessários tanto para curto quanto para longo prazo. Isso ajuda a reduzir os altos custos de operação e permite usar as economias para pesquisa e desenvolvimento de produtos de alta qualidade.
Donos de empresas MMN geralmente estão comprometidos com o sistema e querem ajudar as pessoas a conquistar a independência financeira. Veja que essa independência financeira apenas pode ser obtida entendendo que seus ganhos estão diretamente relacionados com a quantidade de trabalho que você investe.
A maioria das pessoas pode desenvolver as habilidades empresariais necessárias para ter sucesso no MMN?
Não será a maioria das pessoas irá adquirir as habilidades necessárias para tornar-se um empresário multimilionário do MMN. Também não será a maioria das pessoas que adquirirá as habilidades necessárias para tornar-se um dos líderes corporativos mais bem-sucedidos e pagos do país. Mas isso só acontece por questões de inabilidade por falta de vontade e disposição para se concentrar.
Quando se faz essa pergunta é preciso separar "poder desenvolver as habilidades" de "desenvolver as habilidades". A maioria das pessoas pode desenvolver tais habilidades. A maioria não o fará.
Afinal, as habilidades em si não são tão difíceis de serem adquiridas.
A maioria das pessoas pode aprender a falar com as outras sobre uma oportunidade; a chegar na hora para um
compromisso; a pedir ajuda de uma upline com mais experiência; a pegar um telefone e ligar para um prospect; as objeções e respostas para as suas ofertas; a gastar o tempo com o treinamento de suas downlines, para levá-las ao sucesso; a usar seus próprios produtos e dar testemunhos de sua qualidade.
Há realmente alguma coisa que um praticante do MMN deve fazer para ter sucesso, e que a maioria das pessoas não pode aprender? Não se elas estiverem dispostas a mudar.
A maioria das pessoas está disposta a mudar? Não.
Que produtos e serviços podem ser comprados por meio do MMN? Quais as vantagens que apresentam em relação aos produtos similares vendidos no comércio tradicional?
O sistema de marketing multinível permite que seja comercializado todo tipo de mercadoria. Nos Estados Unidos, as grandes empresas, por exemplo, vendem por meio de catálogos centenas de produtos nas linhas de cosméticos, cuidados com o lar, nutrição, cuidados pessoais e utensílios domésticos. São produtos diferenciados, com desempenho, em geral, sensivelmente superior ao que se encontra no mercado em razão do resultado final de seu uso.
Além disso, o sistema multinível se presta para a venda de serviços, como cartões de crédito, planos de saúde, roteiro turístico, etc.
É verdade que a maioria das pessoas que se tornam distribuidores no MMN acabam desistindo?
São vários os motivos que podem levar ao insucesso no marketing multinível. Entre eles estão: ausência de espírito empreendedor, desconhecimento do negócio e dos produtos e falta de objetivos. Como em qualquer outro negócio, sempre haverá os empreendedores que desistem, aqueles que são medianamente bem-sucedidos e aqueles que são muito bem-sucedidos. Pessoas com espírito imediatista não devem esperar milagres no MMN.
Quando compro um produto para meu uso, por meio do MMN, sou automaticamente classificado como distribuidor?
O fato de consumir produtos de uma empresa MMN não caracteriza a pessoa como distribuidor. Para ser um distribuidor, é preciso que o interessado assine um contrato com a empresa e cumpra as normas previstas no Manual de Negócios.
Quais são os direitos e deveres de um distribuidor, num sistema MMN?
De acordo com as normas de negócios das boas empresas de MMN, os direitos, os deveres e as responsabilidades dos distribuidores são os seguintes:
os distribuidores podem comprar todos os produtos e materiais de promoção diretamente da empresa é proibido vender, exibir ou oferecer à venda os produtos e acessórios em locais de varejo abertos ao público, incluindo, mas não se limitando a feiras, exposições e outros eventos desse tipo os distribuidores não devem apresentar de forma enganosa preço, qualidade, desempenho ou disponibilidade de produtos ou serviços, não devem fazer quaisquer declarações sobre os produtos ou serviços que não aqueles expressamente definidos nos rótulos dos produtos ou na literatura oficial sempre que um cliente pedir que a garantia de satisfação seja honrada, o distribuidor lhe oferecerá opções de restituição total do preço da compra, crédito total ou troca pelo mesmo ou outro produto o distribuidor deve cumprir as leis, normas e usos, inclusive código de defesa do consumidor, que regulamentam a operação de seu negócio o distribuidor pode desempenhar outras atividades ou vender produtos que não aqueles comercializados com a marca da empresa os distribuidores sempre acatarão imediatamente, e em sua totalidade, exigências, sistemas, procedimentos e diretrizes estabelecidos no Manual de Negócios.
Como terei certeza de que a empresa respeitará seu compromisso comigo, creditando as comissões sobre todas as vendas feitas por minha rede? Que garantias tenho?
A empresa deve ter credibilidade histórica e estar legalmente constituída. As garantias devem ser contratuais.
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Glossário de Termos da Indústria do MMN
Âmbito de Pagamento
Benefícios
Breakaway
Comissão
Comissões Geracionais
Comissões Lineares
Comprador de Atacado
Consultor
Degrau de Escada
Derramamento
Distribuidor
Downline
Emancipação
Emancipação Gradativa
Espirro
Esquema de Ponzi
Esquema Piramidal
Executivo Qualificado
Fim de Linha
Frontline
Fluxo de Ganhos
Geração
Grupo Pessoal
Início de Linha
Largura
Linha de Frente
Linha Descendente
Lucro de Atacado
Lucro de Varejo
Matriz
Momentum
Nível
Nível de Comissão
Nível de Desempenho
Nível Único
Oportunidade
Organização
Overrides
Patrocinador
Patrocinar
Patrocínio
Perna
Perna de Breakaway
Pirâmide
Plano Australiano
Plano Binário
Plano de Breakaway
Plano de Emancipação Gradativa
Plano de Stairstep/Breakaway
Plano Matriz
Plano Uninível
Princípio de Linha
Profundidade
Profundidade Infinita
Qualificação
Qualificadores
Recruta
Recrutamento
Recrutar
Renda Alavancada
Renda Residual
Renovação
Roll-Up
Royalty
Saturação
Segmento
Segmento de Emancipação
Stairstep
Taxa de Renovação
Uninível
Upline
Venda Direta
Vendedor
Volume de Vendas
Volume Desimpedido
Volume Impedido
VG - Volume de Grupo
Volume Organizacional
VP - Volume Pessoal
VVG-Volume de Vendas de Grupo
VVP - Volume de Vendas Pessoal
Âmbito de Pagamento - Os níveis de sua downline nos quais seu plano de compensação lhe permite receber overrides e comissões.
Benefícios - Qualquer forma de pagamento ou compensação que um distribuidor aufere por trabalhar para um negócio de network marketing. Pode incluir aumentos, bonificações, overrides, comissões de varejo e atacado, ou estímulos como seguro de vida e veículos e prêmios especiais.
Breakaway - emancipação gradativa, plano de emancipação gradativa.
Comissão - Lucro de varejo ou atacado que um distribuidor de network marketing recebe pela venda do produto ou serviço a clientes ou distribuidores de sua downline.
Comissões Geracionais - Comissões baseadas no volume de grupo do distribuidor naquele nível. Por exemplo, se um plano de emancipação gradativa pagou 5% no nível seis, isso deveria incluir todo o volume de grupo do distribuidor do nível seis, não apenas o volume que ocorre nesse nível. Este volume de grupo raramente (talvez jamais) inclui o volume dos outros grupos de emancipação gradativa.
Comissões Lineares - Comissões baseadas no volume real que ocorre naquele nível específico.
Comprador de Atacado - Pessoa que se engaja como distribuidor com o único propósito de consumir o produto pessoalmente ao preço de atacado e que não vende o produto a terceiros. Os compradores de atacado são uma benção para qualquer downline porque eles constituem uma base de clientela comprometida e confiável.
Consultor - distribuidor, vendedor.
Degrau de Escada - nível de desempenho, nível de comissão, stairstep.
Derramamento - Quando novos distribuidores afiliados além da largura limite do primeiro nível são colocados em níveis mais profundos. Geralmente feito de forma automática pelo computador que localiza o primeiro local disponível para colocar o novo distribuidor. Também chamado de espirro.
Distribuidor - Representante de vendas independente de uma empresa de network marketing que firmou um contrato, pagou uma taxa de inscrição, se exigida, e pode representar os produtos ou serviços da companhia como vendedor e recrutador independente. Também chamado de consultor ou vendedor.
Downline - Mesmo que linha descendente. Todos os distribuidores que estão dentro de sua organização pessoal. Ela se estende de sua posição para baixo. Ou seja, são todos os distribuidores abaixo de você na cadeia de recrutamento e patrocínio de uma determinada empresa de network marketing: seus recrutas, as pessoas recrutadas por seus recrutas, e assim sucessivamente.
Emancipação - Quando um distribuidor se "emancipa" do grupo pessoal de seu patrocinador por ter cumprido certas qualificações de volume mensal. Geralmente, o volume mensal do emancipado deixa de ser computado no volume mensal do patrocinador do emancipado. Entretanto, o patrocinado continuará recebendo um royalty ou override do emancipado, que é uma pequena porcentagem do volume da organização do emancipado.
Emancipação Gradativa - breakaway, plano de emancipação gradativa.
Espirro - derramamento.
Esquema de Ponzi - esquema piramidal, pirâmide.
Esquema Piramidal - Negócio ilegal, superficialmente semelhante às iniciativas (empresas) de MMN, que remunera-se somente pelo recrutamento de novos integrantes e pela cobrança de taxas, pagando-lhes um valor fixo, sem que nenhum produto ou serviço reais sejam movimentados. Também conhecido como pirâmide ou esquema de ponzi.
Executivo Qualificado - denominação para um distribuidor que se emancipa.
Fim de Linha - Os últimos e mais avançados estágios que um distribuidor atinge depois de progredir através de um plano de compensação. Por exemplo, você pode dizer que um plano de emancipação paga mais no fim de linha porque você recebe comissões mais altas depois de se emancipar. Em outros planos, fim de linha corresponde aos níveis mais baixos ou profundos de um plano de compensação, como quando um plano paga 5% no primeiro nível e 20% no segundo, pagando, por conseguinte, uma comissão maior no fim de linha.
Frontline - Os distribuidores de primeiro nível abaixo de você, que você patrocina diretamente. Mesmo que linha de frente.
Fluxo de Ganhos - renda resisual
Geração - nível.
Grupo Pessoal - Distribuidores de sua organização que ainda não se emanciparam.
Início de Linha - Os primeiros e menos avançados estágios de um plano de compensação. Por exemplo, você diria que um plano de emancipação paga menos no início de linha porque as comissões são maiores depois de um distribuidor ter se emancipado.
Largura - Número de pessoas que é permitido a um distribuidor recrutar para a sua linha de frente. Os planos de emancipação gradativa e uninível geralmente permitem uma largura infinita. Os planos matriz limitam a largura normalmente em duas ou três pessoas.
Linha de Frente - frontline.
Linha Descendente - downline.
Lucro de Atacado - Dinheiro ganho com a venda de produtos a distribuidores de sua downline.
Lucro de Varejo - Dinheiro ganho com a venda de produto diretamente a clientes.
Matriz - plano matriz.
Momentum - Fase de crescimento mais rápido de uma empresa de network marketing. No momentum, as vendas e o recrutamento crescem exponencialmente.
Nível - Medida da profundidade atingida por um distribuidor na sua organização em relação a outro distribuidor. Geralmente refere-se a quem patrocina quem dentro da rede de um distribuidor. Por exemplo, se o Distribuidor A recruta o Distribuidor B, isso significa que o Distribuidor B está no primeiro nível do Distribuidor A. Se o Distribuidor B recruta o Distribuidor C, isso significa que o Distribuidor C está no primeiro nível do Distribuidor B, mas no segundo nível do Distribuidor A.
Nível de Comissão - nível de desempenho, stairstep, degrau de escada.
Nível de Desempenho - Posição na organização de network marketing que um distribuidor geralmente obtém comprando por atacado uma certa quantidade de produto num determinado mês. Quanto mais produto você compra, mais elevada é a sua posição. Quanto mais elevada a sua posição, maiores serão seus descontos para a compra do produto por atacado. Também chamado de stairstep, degrau de escada ou nível de comissão.
Nível Único - uninível, plano uninível.
Oportunidade - Direito de distribuição em network marketing. Quando um distribuidor "vende" a oportunidade em vez do produto, isso significa que ele ou ela está recrutando novos distribuidores e não vendendo o produto a varejo.
Organização - Distribuidores de sua downline dentro do seu âmbito de pagamento.
Overrides - A pequena porcentagem que um distribuidor recebe da produção (venda) de determinado segmento de emancipação. Também chamados de royalties.
Patrocinador - Pessoa que patrocina um distribuidor. Também chamado de upline.
Patrocinar - Recrutar outra pessoa para uma empresa de network marketing, e tornar-se responsável por este recruta, treinando-o e apoiando-o para fazer a mesma coisa.
Patrocínio - O ato de patrocinar.
Perna - segmento.
Perna de Breakaway - segmento de emancipação.
Pirâmide - esquema piramidal, esquema de Ponzi.
Plano Australiano - Tipo de plano de compensação, variação do uninível, que possui uma largura ilimitada e uma profundidade infinita. Também conhecido como plano "dois-acima" (two up), ele é de grande complexidade. Mais detalhes em Tipos de Planos.
Plano Binário - Modalidade do plano matriz, onde é possível recrutar apenas duas pessoas no primeiro nível. Os próximos recrutas são postos na primeira posição livre de seu downline. Tem profundidade infinita e complexidade elevada. Também conhecido como binário lateral. Mais detalhes em Tipos de Planos.
Plano de Breakaway - plano de emancipação gradativa.
Plano de Emancipação Gradativa - Tipo de plano de compensação no qual os distribuidores galgam "degraus de escada" ou níveis de desempenho. Permite aos distribuidores emanciparem-se do grupo de seu patrocinador depois de atingirem um certo nível de desempenho. Também chamado plano de breakaway ou stairstep/breakaway. Mais detalhes em Tipos de Planos.
Plano de Stairstep/Breakaway - plano de emancipação gradativa, plano de breakaway.
Plano Matriz - Tipo de plano de compensação que estabelece um limite ao número de pessoas que você pode recrutar para a sua linha de frente, tendo tamanho e estrutura predeterminada. Mais detalhes em Tipos de Planos.
Plano Uninível - Tipo de plano de compensação no qual um distribuidor pode recrutar quantas pessoas quiser para a sua linha de frente, mas no qual não há emancipações. Mais detalhes em Tipos de Planos.
Princípio de Linha - início de linha.
Profundidade - O número máximo de níveis em que um determinado plano de compensação permite a um distribuidor receber comissões. Um plano que tenha seis níveis de profundidade lhe permite receber comissões de apenas seis níveis.
Profundidade Infinita - Característica que alguns distribuidores prometem a seus recrutas. Profundidade infinita implica o recebimento de comissões por parte dos distribuidores de um número infinito de níveis. Na prática, é uma ilusão porque os planos de compensação que acenam com profundidade infinita geralmente oferecem menos dinheiro quanto mais você se aprofunda.
Qualificação - Cotas de realização (desempenho) que os distribuidores precisam obter para se qualificar a degraus mais altos da escada, ou níveis de comissão. Qualificações podem assumir a forma de cotas mensais de volume de grupo ou pessoal e até mesmo de cotas de recrutas, como o recrutamento de um certo número de pessoas para a sua linha de frente.
Qualificadores - Estipulações ou condições que tornam mais difícil aos distribuidores cumprirem as exigências de volume mensal. Um exemplo de qualificador seria uma estipulação correlacionando o volume de comissões que lhe é permitido receber de seus níveis mais baixos com o número de executivos qualificados de sua linha de frente.
Recruta - Pessoa que é persuadida por um distribuidor a ingressar em sua downline, tornando-se também um distribuidor e dita patrocinada por aquele distribuidor.
Recrutamento - Ato de recrutar.
Recrutar - Persuadir pessoas a ingressar na sua downline.
Renda Alavancada - Renda multiplicada pelos esforços de outras pessoas.
Renda Residual - O dinheiro que continua a entrar após o término da atividade que o gerou. Os royalties pagos a músicos e atores por discos e filmes são exemplos de renda residual.
Renovação - Muitas empresas MMN têm como política interna a renovação periódica (geralmente anual) do compromisso firmado através da assinatura de um documento e pagamento de uma taxa. Esse processo facilita a identificação das pessoas que desistem de operar com a empresa.
Roll-Up - Característica de alguns planos de compensação que permite aos distribuidores serem promovidos ou "rolar" para posições acima de seus patrocinadores na hierarquia da empresa. Geralmente, você "rola para cima" quando o seu volume mensal supera o do seu patrocinador durante um determinado período. Depois de você ter ultrapassado seu patrocinador, ele deixa de receber comissões das vendas de sua organização. A prática do roll-up tende a aglutinar os "cobras" na organização, de maneira que eles sejam úteis uns aos outros.
Royalty - overrides.
Saturação - Ponto imaginário no qual uma empresa de network marketing exaure o mercado de recrutas potenciais, e o crescimento cessa. À semelhança do que ocorre em outros ramos industriais, o crescimento das empresas de network marketing diminui à medida que elas amadurecem. Contudo, a verdadeira saturação é de ocorrência extremamente improvável.
Segmento - Linha de distribuidores que inicia com uma pessoa patrocinada e continua abaixo deste distribuidor. Mesmo que perna.
Segmento de Emancipação - A organização inteira de um distribuidor emancipado. Mesmo que perna de breakaway.
Stairstep - nível de desempenho, nível de comissão, degrau de escada.
Taxa de Renovação - Pequena taxa anual de manutenção que algumas empresas exigem de seus distribuidores. As empresas de network marketing são proibidas por lei de obter lucro com a "venda" de direitos de distribuição. Mas pequenas taxas anuais com a finalidade de compensar distribuidores inativos são aceitáveis.
Uninível - plano uninível, nível único.
Upline - Pessoas posicionadas acima de um determinado distribuidor na cadeia de patrocínio. Usado às vezes como sinônimo de patrocinador.
Venda Direta - Qualquer tipo de venda que utilize representantes trabalhando na base de comissão, atingindo o consumidor final através de vendas pessoais. Network marketing é um tipo de venda direta, mas não é o único. Somente as empresas que permitem a seus representantes recrutar outros representantes e receber comissões de vendas de seus recrutas são chamadas com propriedade de empresas de network marketing. Nota: Algumas empresas de network marketing só se referem a si mesmas como empresas de "vendas diretas" para ocultar o fato de usarem uma estrutura de MMN.
Vendedor - distribuidor, consultor.
Volume de Vendas - Calculado tanto no volume de vendas pessoais (aquilo que você vende pessoalmente), conhecido como VVP, quanto no volume de vendas de grupo (aquilo que todos de sua downline vendem), quase sempre mostrado como VVG. Nos planos de breakaway, seu grupo é aquela parte de sua downline acima da primeira perna de breakaway.
Volume Desimpedido - Volume mensal de vendas que você pode computar como parte do seu volume de grupo, geralmente porque deriva de um distribuidor ou distribuidores que ainda não se emanciparam de seu grupo pessoal.
Volume Impedido - Volume mensal de vendas que é desconsiderado como parte do volume mensal do seu grupo e não pode ser usado por você para se qualificar a um determinado nível. Geralmente, o volume é considerado impedido porque se origina de um grupo ou segmento de sua organização que se emancipou ou está em processo de emancipação do seu grupo pessoal.
VG - Volume de Grupo - Volume total mensal do produto comprado por atacado por todo o seu grupo pessoal.
Volume Organizacional - Volume mensal de produto comprado por toda sua organização - inclusive seus segmentos de emancipação.
VP - Volume Pessoal - Volume mensal do produto que você compra pessoalmente por atacado.
VVG - Volume de Vendas de Grupo - Volume total mensal do produto vendido por todo o seu grupo pessoal.
VVP - Volume de Vendas Pessoal - Volume mensal do produto que você vende pessoalmente.
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sábado, 10 de maio de 2008
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