O que é Marketing de Rede?
É uma forma relativamente nova e muito criativa de comercialização de produtos e serviços em alta escala. Para facilitar a explicação, vejamos primeiro como funciona o marketing tradicional:
PRODUTOR $ DISTRIBUIDOR $ ATACADISTA $ VAREJISTA $ CONSUMIDOR
Este sistema, além dos custos de estrutura física, pessoal, transporte, perdas, propaganda e outros, tem grande dificuldade de conquistar e manter a fidelidade do consumidor. Com o Marketing de Rede foi possível eliminar os intermediários e unir as duas pontas:
A novidade do Marketing de Rede é que a venda não é feita de maneira tradicional, mas através do processo de experimentar > gostar > indicar para outras pessoas , criando um vinculo entre quem indica e quem passa a informação adiante, formando uma grande teia de consumidores > distribuidores independentes. A propaganda é feita na base do boca-a-boca.
Alguns empresários de grande visão e coragem optaram por este caminho e acabaram trilhando o que viria a se tornar a grande tendência na comercialização e distribuição de bens e serviços e assim nasceu o Marketing de Rede (Network Marketing), também conhecido por Marketing de Relacionamento ou Marketing Multinível (Multi-level Marketing), por Distribuição interativa e por outros nomes. As empresas que operam com Marketing de Rede fizeram uma opção interessante: "ao invés de ter consumidores, vamos ter sócios".
Como funciona o Marketing de Rede
O MKTG Rede funciona basicamente da seguinte maneira: você entra associando-se a uma companhia, passa a adquirir os produtos desta companhia a preço de atacado e divulga a idéia a outras pessoas para que façam o mesmo.
Assim, o trabalho principal do empreendedor de MK Rede consiste em divulgar a idéia para que outras pessoas façam o mesmo, com isso, construir uma rede de consumidores > distribuidores exatamente como ele mesmo é - um consumidor > distribuidor.
Como se ganha dinheiro no MK Rede
Ao optar pelo MKTG Rede como canal de comercialização de seus produtos e unir o produtor ao consumidor, a companhia suprime uma soma enorme em custos do processo de distribuição. Uma parte desta "economia" a companhia reserva para remunerar os seus consumidores > distribuidores. Esta parcela corresponde a no mínimo 30% do faturamento.
Ao construir o seu negócio de MK Rede, a pessoa desenvolve uma teia de consumidores > distribuidores, os quais farão as mesmas coisas que ela: consumindo, divulgando, aprendendo e ensinando. A teia que se forma a partir de cada distribuidor constitui a sua organização e sobre o consumo da sua organização ele ganha comissões pagas pela empresa a qual estão vinculados. Supondo, por exemplo, que você patrocine 2 pessoas, que também patrocinem 2 pessoas e cada uma dessas patrocinem mais 2, a sua rede terá até esse momento 16 pessoas, incluindo você. Veja a conta:
Você
2 Total
Seus2 2 4
Seus4 2 8
Seus8 2 16
Seus16 2 32
Seus32 2 64
TOTAL 124
* Considerando uma matriz de 2 pessoas
Se cada um comprar os produtos ou serviços, para benefício próprio e eventual revenda, R$ 100,00 em produtos, o volume total da sua rede será de R$ 12.400,00. Sobre este volume você vai receber uma porcentagem como comissões.
Com o tempo você poderá montar uma organização muito grande, que movimentará milhões de reais, permitindo-lhe ganhar mais do que muitos grandes empresários dos negócios tradicionais. Isto não é só uma possibilidade teórica: você já conta com milhares de pessoas no Brasil e milhões no mundo que ganharam e ganham bastante dinheiro com este negócio, trabalhando da maneira que expusemos.
O mais interessante, porém, vem agora: depois que a sua organização atinge um certo porte, ela adquire vida própria, pois cada consumidor-distribuidor ativo da sua organização estará fazendo o mesmo que você e tratando de construir as suas próprias organizações e isto não tem fim. A partir de um certo ponto, você pode tirar três meses de férias, viajar pelo mundo e quando voltar, constatar que a sua rede cresceu e sua conta bancária engordou. Isto acontece porque as pessoas não ficarão esperando você voltar para elas trabalharem, pois estão construindo o negócio próprio delas. Isto ainda não é tudo: nas companhias sérias de Marketing de Rede, a organização que você formou e também a conseqüente renda, tornam-se um patrimônio vitalício seu. É como um direito autoral sobre uma obra que você criou - você não o perde nunca mais. Isto significa poder aposentar-se de fato, livre de preocupações com dinheiro. E isto pode ser conquistado num prazo de aproximadamente cinco anos !
Além de tudo isso, o sistema de treinamento do Marketing de Rede permite a você crescer como pessoa e ser melhor a cada dia. Pense bem: isto não tem preço. Ser cada dia melhor é o chamado universal de todos os seres humanos e não conhecemos, em longa convivência com todo tipo de empresas e organizações, nenhum sistema de treinamento que se compare a este. Com o conceito de educação continuada, informações renovadas, alto teor de estímulo ao sucesso pessoal com ética e no formato "aprender fazendo", ele ajuda as pessoas a se transformarem na medida que as expõe a um conjunto de condições que fazem com que as pessoas acreditem em si.
Como é assegurado o crédito de cada participante
Como você já viu, o ingresso no Marketing de Rede acontece quando você se associa, a uma companhia que utiliza este processo de comercialização. Você também já notou que só se pode entrar através de uma pessoa já formalmente associada. Esta pessoa será o seu Patrocinador, assim como você será o Patrocinador das pessoas que entrarem por sua indicação.
Ao ingressar você assina um contrato com um número de cadastro e no qual vai constar o número de cadastro do seu Patrocinador. Nos contratos das pessoas que você indicar, constará o seu número de cadastro. Esse vínculo entre patrocinado e patrocinador ficará registrada no sistema de dados da companhia, de modo que toda vez que alguém da sua rede adquirir algum produto ou serviço, você terá automaticamente o crédito correspondente à comissão que a empresa lhe pagará.
Marketing de Rede vs. Emprego e Negócios Tradicionais
Veja, no quadro a seguir, porque o Marketing de Rede é a grande tendência em matéria de fonte de renda:
Emprego Negócio Próprio Marketing de Rede
Conhecimento técnico prévio Exigido Exigido Não Exigido
Capital de giro Não Exigido Exigido Muito Baixo
Tempo de dedicação Integral Integral Horas Vagas
Riscos Permanentes Permanentes Baixo
Horas trabalhadas até poder parar 80.000 (1) 80.000 (1) 3.750 (2)
Resultados financeiros ao parar Ganho da aposentadoria Indeterminado Sem limite (3)
Pressões de diversas formas Permanentes Permanentes Inexistentes
Renda Fixa Proporcional ao esforço Proporcional ao esforço
Burocracia Reduzida Muita Inexistente
Empregados Inexistentes Existem Inexistentes
Empregados Depende da iniciativa da empresa ou da pessoa Depende da iniciativa da pessoa Basta seguir o sistema de treinamento
(1) 40 hs/semana x 50 semanas/ano x 40 anos = 80.000 horas
(2) 15 hs/semana x 50 semanas/ano x 5 anos = 3.750 horas (estimativa)
(3) As possibilidades dependem da forma da pessoa trabalhar. Há muitos casos que ultrapassam 10 mil reais por mês.
Não há limites, nem mínimo e nem máximo
Considere ainda os seguintes benefícios do Marketing de Rede:
* Você não tem patrão nem empregado; não pode ser demitido nem passar pelo dissabor de ter que demitir. Também não precisa negociar com fornecedores nem "brigar" com clientes devedores.
* Você não precisa negociar datas de pagamento com fornecedores, bancos, clientes, etc. Toda a estrutura administrativa fica por conta da companhia à qual nos associamos.
* Não existe o lado de lá e o lado de cá; o chefe e o subordinado; o vendedor e o comprador. Todos estão do mesmo lado. O benefício é igual para todos. É o ganha-ganha. Nem o fato de estar no negócio há mais tempo é vantagem, pois o que manda é o volume e a qualidade do trabalho. Portanto, o valor do negócio é igual para todos. A condição de todos é rigorosamente igual. Se é bom, é bom para todos, para quem já o está fazendo e para quem é convidado a fazer.
Nos últimos 10 anos mais de 5,5 milhões de empregos foram eliminados devido a redução de pessoal nas empresas, segundo relatórios governamentais em todo o mundo. Estima-se que nos próximos 10 anos, 55% de todos os novos empregos criados terão salários baixos. No Brasil a situação econômica vem melhorando nos últimos tempos, estamos com a inflação baixa e controlada, mas isso tem um efeito direto em nosso padrão de vida. O salário fica estacionado, tudo continua aumentando de preço e o risco de desemprego está cada vez maior.
Revistas como a americana Success Magazine, ou a brasileira Veja (edição 20/06/01) vem mostrando em seus artigos que uma mudança de pensamento ou necessidade vem ocorrendo no mercado. Nos Estados Unidos mais de 14 milhões de pessoas trabalham a partir de casa em período integral e outros 13 milhões em período parcial. Este número vem crescendo em quase 600.000 ao ano. Até 2010 aproximadamente 69% das pessoas terão uma atividade econômica a partir de casa! Isso é um fato!
Passe a ser dono do seu futuro.
Esta "Era de Crescimento" dos trabalhos a partir de casa se deve muito ao desenvolvimento de novas tecnologias na Internet e nas telecomunicações, assim como industria do Bem-Estar, Meio Ambiente, Área Financeira, etc... Estas novas ferramentas estão disponíveis agora a preços acessíveis para quem busca um ganho extra a partir de casa.
...O MMN faz com que as pessoas ao conhecerem esse sistema fiquem encantadas, presas à lógica matemática do negócio. Essas pessoas se dividem em dois grupos:
O Empreendedor: Aquele que tem consciência de sua capacidade. Acredita em si mesmo, e enxerga a oportunidade à sua frente, de crescer, de mudar de vida, e agarra-se a ela.
O Inseguro: Aquele que duvida de si mesmo, que não acredita que é capaz de superar a timidez e duplicar a idéia, se agarra ao pessimismo, e desiste com os primeiros "NÃO".
Minha sugestão: Faça o que muitos não querem fazer para depois fazer o que poucos podem fazer – viver com qualidade de vida. A pergunta que faço é: Conhece alguém que queira fazer esse negócio tão simples e com mínimo risco? E por que não VOCÊ?
clique aqui para continuar...
O que é Marketing Multinível Detalhadamente?
Antes, vamos conceituar o que é Marketing:
É a forma de levar um produto ou serviço para um consumidor.
O sistema mais utilizado é o canal de distribuição da venda tradicional a varejo onde um produto sai da fábrica, passa primeiro por uma cadeia de importadores e/ou atacadistas, passando depois pelas redes de distribuidoras até os produtos chegarem às lojas de vendas a varejo.
Todo este custo de distribuição é jogado no valor do produto final, que além disso tem também embutido o custo da propaganda de massa, normalmente veiculada a custos altíssimos para que um consumidor saiba que o produto está na loja.
Tradicionalmente 80% do custo de um produto ao consumidor está relacionado com a propaganda e o marketing.
O Marketing Multinível (ou MMN) é um método de conduzir um produto ou serviço ao consumidor, onde o marketing e a propaganda é feita através de um distribuidor independente, que não é um empregado da empresa. Esse distribuidor é o único intermediário até o consumidor. Além de revender os produtos, o marketing multinível permite a este distribuidor apresentar novos distribuidores à companhia, podendo assim formar um grupo de distribuidores dos quais pode receber comissões pelas vendas efetuadas por todo o grupo. E cada um tem o seu próprio negócio!
É o veículo perfeito para trabalho em casa e para a descentralização dos negócios que está se aproximando rapidamente. É o mais efetivo e poderoso sistema de marketing no mundo, pois utiliza-se da propaganda boca-a-boca para que um consumidor tome conhecimento do produto ou serviço. Ainda, enquanto mais e mais pessoas estão aproveitando seus benefícios, a maioria ainda não está familiarizada com o MMN, tornando esta oportunidade maior ainda para pessoas empreendedoras com visão para novas formas de fazer negócios.
&nbsoacubsp; As Empresas de MMN eliminam os atacadistas, eliminam o alto custo da divulgação centralizada, eliminam o alto custo de se ter empregados, e entregam o produto ou serviço diretamente ao consumidor com a assistência de um distribuidor independente. Isso reduz imensamente os gastos para se vender um produto ou serviço, podendo-se então produzir produtos de mais alta qualidade com preços bastante competitivos e os ganhos são compartilhados com toda a rede de distribuidores.
Apenas imagine-se como o dono de uma loja, onde não tenha necessidade de um ponto, ou seja não precise pagar aluguel; não tenha empregados, ou seja não precise pagar salários nem ter dores de cabeças com problemas trabalhistas; não precise de estoques , portanto não precise de altos investimentos, nem de contabilidade, nem de administração; o seu trabalho seria de formar a sua clientela, onde todo cliente pode tornar-se também um vendedor do mesmo produto que você vende e você ganhar uma porcentagem do que ele vende! Em uma organização tradicional, isso nunca iria acontecer. Em empresas de MMN, isso é exatamente o que acontece.
Ou ainda, se você é como a maioria das pessoas: quando você gosta de alguma coisa você faz questão de compartilhar isto com os outros. Quantas vezes você já contou aos outros sobre um filme que você realmente gostou? Talvez...
você tenha contado a 10 pessoas sobre o filme
e essas 10 tenham contado cada uma para mais 10 pessoas
e essas 100 tenham contado para outras 10 pessoas cada uma
São mais de 1000 pessoas que foram ver o filme por causa da sua indicação.
Não seria legal se o cinema lhe pagasse uma porcentagem por cada pessoa que você indicou? De novo, num negócio tradicional, isso nunca irá acontecer. Mas é exatamente o que acontece com uma empresa de MMN!
as primeiras 10 pessoas seriam seu 1º nível
as segundas pessoas (10 x 10) seriam seu 2º nível
e as terceiras (100 x 10) seriam seu 3º nível
&nbscutebsp; Se aquele cinema fosse uma empresa de MMN, você estaria recebendo uma renda residual dos ingressos agora mesmo!
No Marketing Multinível, como você já sabe, você geralmente é chamado de Distribuidor. As pessoas que você encaminha para a empresa são chamadas de sua Downline ou Linha Descendente. Encaminhando pessoas para a empresa, você poderá receber comissões sobre suas vendas e sobre as vendas de sua downline. Nos exemplos acima, aqueles clientes na sua loja seriam patrocinadas como Distribuidores por você e estariam no seu downline. Da mesma forma, todas essas pessoas indo ao cinema seriam patrocinadas por você, ou por alguém que você patrocinou e estariam na sua downline. O poder do Marketing Multinível está no processo de duplicação. A progressão geométrica pode ser realmente espantosa. O incrível efeito multiplicativo pode construir um grupo de milhares de distribuidores, cada um recebendo comissões não só de seu próprio trabalho mas também do trabalho de centenas ou milhares de distribuidores de sua downline.
Não importa quando você ingressa em uma organização de Marketing Multinível, você sempre será a cabeça da sua empresa! Diferente das corporações tradicionais com um presidente no topo, no Marketing Multinível todo mundo é o presidente de sua organização independente, e pode estar recebendo comissões muito maiores do que distribuidores que ingressaram muito antes de você ou mesmo de seu próprio patrocinador, pois isto só vai depender da sua capacidade de formar a sua organização.
Se você patrocinar um novo distribuidor a cada mês na sua organização, e ensinar ele a fazer o mesmo, vamos ver quantas pessoas você terá em sua organização após um ano...
Mês:
1.Você patrocina 1 e o total de seu grupo (você e mais 1) = 2
2.Você e seu 1 cada um patrocina 1 e o total de seu grupo= 4
3.Você e seus 3 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 8
4.Você e seus 7 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 16
5.Você e seus 15 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 32
6.Você e seus 31 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 64
Lento até então, não acha? Agora, olhe o que acontece
7.Você e seus 63 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 128
8.Você e seus 127 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 256
9.Você e seus 255 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 512
10.Você e seus 511 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 1024
11.Você e seus 1023 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 2048
12.Você e seus 2047 cada um patrocinam 1 e o total de seu grupo= 4096!!!
Imagine agora que cada uma dessas 4096 estejam trabalhando em média 1 hora por dia, telefonando para um amigo, ou vendendo um produto. Seriam 4096 horas de trabalho para o seu negócio por dia!
E quantos destes 4096 você patrocinou pessoalmente?
Apenas 12 !
Isso é progressão geométrica e é como o Marketing Multinível foi projetado para funcionar.
Dê uma olhada no Marketing Multinível e veja se ele vai lhe dar a segurança e a liberdade que você precisa para alcançar seus sonhos. Você não tem nada a perder. E pense, por apenas um momento, o que você pode ter a ganhar!
VOLTAR
--------------------------------------------------------------------------------
Pirâmide x Marketing Multinível
Segue um artigo bastante esclarecedor para explicar esta diferença entre PIRÂMIDE e MARKETING DE REDE, porque muita gente acha que é a mesma coisa. Isto porque muitas destas pirâmides ou correntes financeiras associam seus negócios ilegais ao marketing de rede, ou network marketing ou marketing multinível. Por isso cuidado, saiba diferenciar uma empresa legítima de marketing de rede de uma pirâmide ilegal ou disfarçada e de correntes financeiras.
PIRÂMIDES FINANCEIRAS X MARKETING DE REDE
Liliana Alves Costa (Mestre em Administração de Empresas, professora universitária e consultora de empresas)
Com a rápida evolução das grandes tendências atuais, percebemos que nem todas as informações estão ao nosso alcance, no sentido de acompanhar, de forma satia tal evolução, pois devido a sua grande extensão, alguns se empenham em focar num determinado assunto ou abranger um conhecimento superficial sobre questões relevantes do mundo atual.
Sendo o Marketing de Rede, também denominado Marketing Multinível, uma nova tendência da área de Marketing, pouco foi divulgado ou feito a respeito de um estudo mais aprofundado sobre o mesmo, de forma a torná-lo um assunto de corrente divulgação entre o meio empresarial, acadêmico e social.
Atualmente, este vem se tornando um assunto relevante e de interesse também dos meios de comunicação, ao fato de que dados atuais revelam o seu crescimento e um melhor entendimento sobre a sua forma de atuação, com resultados satisfatórios.
Possivelmente pelo não-entendimento da distinção entre pirâmides financeiras e Marketing de Rede, muitas pessoas se referem a ambos como sendo de mesma atuação. Ocasionalmente, isso vem gerando ao sistema de Marketing de Rede problemas quanto a sua imagem devido à percepção que o público passa a ter a respeito deste como empresa inescrupulosa e sem ética.
Como o Marketing de Rede é uma forma de venda direta, também conhecido como Marketing Multinível ou venda direta multinível, vem-se comprovando que este é um método altamente eficiente e de sucesso para compensar os revendedores diretos pela colocação e distribuição de produtos e serviços diretamente aos consumidores.
A WFDSA - World Federation of Direct Selling Associations e as Associações de Venda Direta têm demonstrado, com os códigos mundiais de conduta, o compromisso de seus membros com práticas justas e éticas no mercado. A WFDSA, fundada em 1978, é uma organização voluntária não-governamental que representa globalmente a indústria de vendas diretas como uma federação nacional de associações de vendas diretas (Direct Selling Association - DSAs).
Existem, atualmente, mais de 50 DSAs nacionais que participam da federação, sendo que em 1997 as vendas globais a varejo de seus membros foram estimadas em mais de 80 bilhões de dólares, com o trabalho de mais de 25 milhões de revendedores autônomos. A WFDSA reconhece a necessidade de condutas éticas no mercado aprovando, em 1994, o Código Mundial de Conduta para a Venda Direta, o qual todas as associações nacionais precisam incluir em seus códigos nacionais.
O Código Mundial de Conduta em Vendas Diretas traz:
- satisfação e proteção aos consumidores
- proteção aos revendedores diretos
- promoção de competição justa dentro dos moldes da empresa
- representação ética das oportunidades de ganho da indústria
O código é uma medida que visa a autoregulamentação da indústria de venda direta. Não há leis, mas o cumprimento do código requer um nível de comportamento ético que excede requerimentos legais nacionais.
Cabe, então, esclarecer exatamente a diferença entre pirâmide e o sistema de Marketing de Rede:
Pirâmide
Em um conceito básico, o sistema de pirâmide é um esquema de recrutamento de pessoas, gerando renda somente do recrutamento de novos membros e da cobrança de taxas, sem que nenhum produto ou serviço real seja movimentado.
Portanto, a recompensa ocorre apenas com a adição de novos participantes e com os investimentos destes, e não com a revenda ou a distribuição de produtos ou serviços com função comercial legítima.
Sem sustento comercial, o número de recrutas disponíveis é finito e, aritmeticamente, recrutas posteriores possuem menor chance de enriquecer do que os promotores do esquema. Conseqüentemente, este esquema tem vida curta, e os que por último ingressarem praticamente não possuem nenhuma chance de recuperar as suas taxas de inscrição ou de se beneficiarem com o esquema.
Na falta de um produto real, tais esquemas tentam coagir as pessoas, garantindo serem empresas legítimas que operam um plano de Marketing de Rede. Porém, os produtos de venda utilizados por este sistema não possuem nenhum valor de mercado por serem falsos certificados, informativos, programas de treinamento, assinatura de revistas, cartões de descontos, descontos ilusórios, tratamentos ineficientes e outros. As pessoas recrutadas adquirem estes produtos sem perspectivas de revenda ou possibilidade de devolução do valor pago por eles.
Marketing de Rede
A evolução do Marketing de Rede, num contexto geral de Marketing, é a junção do Marketing de Relacionamento, que visa a qualidade do relacionamento com o cliente, e o Marketing Direto, que vem a ser o relacionamento direto entre vendedor e cliente. Portanto, o Marketing de Rede possibilita o relacionamento direto do distribuidor (vendedor) com o cliente, de forma a manter uma qualidade de relacionamento entre ambos, pois tal sistema só se consagra com a permanência de um relacionamento direto a longo prazo.
O Marketing de Rede é um sistema de distribuição ou uma forma de Marketing que movimenta bens e serviços, do fabricante para o consumidor, por meio de uma rede de contratantes independentes. É uma maneira de organizar e remunerar revendedores envolvidos em vendas diretas. Possui um plano de remuneração de vendas diretas no qual revendedores podem receber ganhos de duas maneiras.
Primeiramente, revendedores podem receber compensações por suas revendas pessoais de produtos e serviços a consumidores. Segundo, os revendedores podem ser remunerados pelas revendas ou compras de pessoas que ele próprio recrutou e patrocinou no plano, podendo também ser remunerado com base nas revendas do grupo ou da rede que foi recrutada e patrocinada por pessoas por ele previamente recrutadas. Portanto, é uma oportunidade para os revendedores estabelecerem o seu próprio negócio, revendendo bens e serviços e desenvolvendo e treinando uma organização ou uma rede de revendedores por eles patrocinados para fazerem o mesmo.
Sendo assim, uma companhia de distribuição multinível significa qualquer pessoa, empresa, corporação ou outra entidade de negócio que venda ou distribua um bem ou serviço por meio de agentes independentes, contratantes ou distribuidores, e tais participantes podem recrutar outros participantes.
Comissões, bônus, restituições, descontos, dividendos e outras considerações do programa são ou devem ser pagas como resultado da venda de tal serviço, produto, recrutamento, ações ou desempenho de participantes adicionais.
Um dos pontos-chaves para as empresas de Marketing de Rede tem sido inserir o foco no consumidor em todo o processo de desenvolvimento de produtos. Cada produto é criado e fabricado como se a empresa estivesse atendendo a um pedido de consumidor. Por esta razão, o processo começa com uma avaliação detalhada para assegurar que o produto vai atender às necessidades e às expectativas do consumidor. Tal avaliação terá continuidade em cada estágio de desenvolvimento do produto, passando por pesquisa de mercado, análise e desenvolvimento de protótipos e testes com consumidores, até o produto final.
Tais empresas possuem uma equipe de profissionais altamente qualificados e treinados para atender às necessidades dos distribuidores, de forma a ajudá-los com todas as orientações necessárias para que o negócio se desenvolva cada vez mais. As mesmas apoiam seus distribuidores com um ativo programa de treinamento. Além disso, os novos distribuidores recebem estímulos dos mais experientes, além de conselhos e de toda ajuda necessária para o início de suas atividades.
Pouco a pouco, à medida que aprendem mais sobre os produtos, o plano de vendas e o Marketing da empresa, eles podem desenvolver os seus negócios independentes sobre uma base sólida e atingir o sucesso desejado.
VOLTAR
--------------------------------------------------------------------------------
A Evolução do Marketing Multinível
A Primeira Onda começou em 1941, quando Carl Rehnborg introduziu o primeiro plano de compensação de múltiplos níveis em sua companhia, a Nutrilite Products, Inc. Esse foi o estágio rude e bárbaro do MMN, quando companhias legítimas competiam com golpes escusos de pirâmides, e nem o público nem o governo sabiam direito qual era a diferença. A Primeira Onda terminou em 1979, quando a Comissão Federal de Comércio, o poderoso órgão de fiscalização americano, decidiu que a Amway - e, por extensão, o próprio marketing multinível - era um negócio legítimo.
Depois veio a Segunda Onda. Pela primeira vez a tecnologia de computador tornava barato e fácil organizar o complexo fluxo de comissões através de uma linha descendente de MMN. Equipados com pouco mais que um computador comum e uma linha de produtos de fabricação doméstica, centenas de pessoas empreendedoras se apressaram em iniciar suas próprias companhias de MMN, baseadas em quartos e garagens por todo os Estados Unidos. A década de 80 testemunhou uma explosão sem precedentes de novas empresas de MMN.
A Segunda Onda também testemunhou milhões de pessoas aderindo às companhias de MMN. Infelizmente, muitos ficaram amargurados com a experiência. Essas pessoas descobriram que era difícil ganhar dinheiro nas companhias da Segunda Onda. Era um trabalho brutal, vinte e quatro horas por dia. Os distribuidores tinham de acumular estoques, atender a pedidos de produtos, falar perante multidões em reuniões em hotéis, treinar novos recrutas e passar a noite inteira atendendo a telefonemas de sua linha descendente. Ainda eram obrigados pela companhia a comprar grandes quantidades de produtos, a fim de atender as qualificações necessárias na empresa, o que acabava com grandes estoques cheios de teia de aranha nas garagens dos distribuidores.
As companhias da Terceira Onda empenharam-se em mudar tudo isso. A partir de 1990, uma nova geração de executivos passou a aprimorar o processo de marketing multinível, para torná-lo mais amistoso em relação ao usuário. O objetivo era criar uma oportunidade de negócio em que qualquer um poderia ganhar dinheiro, desde o que dedica apenas parte mínima de seu tempo ao que trabalha em tempo integral.
As companhias da Terceira Onda usam computadores, sofisticadas estratégias de administração e os mais modernos sistemas de telecomunicações para tornar a vida tão fácil quanto possível para o distribuidor médio. O uso de tecnologias como serviço gratuito de DDD, TV, fax, vídeo, internet e celular entre outros é a principal caraterística da Terceira Onda, que as usa para automatizar e padronizar a tarefa outrora onerosa de administrar uma linha descendente.
Além disso, mais e mais as companhias vêm eliminando as "condições" mais pesadas de seus planos de compensação, e por isso os que trabalham em meio expediente não são mais pressionados a investir mais tempo e dinheiro do que podem.
Alguns especialistas já estão chamando de Quarta Onda: a mais poderosa força de negócios do século XXI. Onde executivos das 500 maiores empresas listadas pela revista Fortune encorajados pela crescente respeitabilidade do Marketing Multinível, estão finalmente começando a investir em seus próprios programas.
Mediante acordos operacionais de distribuição, alianças estratégicas, fusões e aquisições, as forças do Marketing Multinível estão, agora mesmo, começando a se integrar na estratégia global das maiores e mais poderosas corporações do mundo. Centenas de empresas importantes distribuem atualmente seus produtos através de Marketing Multinível. Transnational Behemoths, Dupont e Conagra se uniram para criar e lançar a Legacy USA, uma subsidiária de Marketing Multinível, que vende produtos e medicamentos nutricionais. A IBM está vendendo programas de treinamento através da Big Planet, uma divisão da Nu Skin Enterprises que já vende também mais de 100.000 itens no seu comércio eletrônico. Ano passado, o Citigroup - maior companhia do mundo em serviços financeiros - cortou sua força de trabalho em 6%, demitindo cerca de 10.400 pessoas. Entretanto, sua subsidiária de Marketing Multinível, Primerica, continuou se expandindo. O Citigroup personifica a transformação da Quarta Onda, onde "empregos" somem enquanto oportunidades "por conta própria" crescem.
O última beco da Supervia da Distribuição será a Internet. Observadores sagazes do cenário high-tech, disseram, anos atrás, que o Marketing Multinível estava conduzindo o caminho para as aplicações comerciais da World Wide Web.
Internet é abreviação de "internetworking", rede de contatos. Marketing Multinível é o próprio "Networking". E, provavelmente, não existe um caminho mais rápido para se estabelecer uma rede de contatos do que a Internet atualmente. Os distribuidores do futuro usarão a Internet para receber vídeos empresariais de treinamento em tempo real, informes das empresas e reuniões programadas de oportunidade, que, hoje em dia, eles só podem obter através de satélites. Esta previsão é de Stuart Johnson, cuja companhia Video Plus, em Lake Dallas-TX, se especializou em produtos e serviços de comunicação para empresas de Marketing Mulltinível.
VOLTAR
--------------------------------------------------------------------------------
Uma Oportunidade de Trabalho
Para os especialistas em vendas, o marketing multinível é um sistema que permite levar produtos da indústria para o consumidor sem passar pelo varejo tradicional. Para os que nele trabalham, porém, o MMN é, acima de tudo, uma oportunidade de ganhar dinheiro, suplementar a renda familiar e realizar sonhos pessoais.
Por isso mesmo, o MMN atrai pessoas ambiciosas, dotadas de iniciativa própria e dispostas a trabalhar longas horas para alcançar seus objetivos.
Para empresas de MMN, o ato de patrocinar alguém visa que a pessoa patrocinada se torne um consumidor de produtos da empresa. Isso nada mais é do que uma estratégia de aumento de participação de mercado. O MMN enfoca cada pessoa como uma microfatia do mercado, atuando diretamente para atrair uma a uma ao uso cotidiano de seus produtos - competindo, portanto, com o apelo da propaganda de massa que procura atrair consumidores aos supermercados, magazines e demais boas lojas do ramo.
Para o distribuidor empreendedor no entanto é uma oportunidade de possuir uma fatia do mercado dos produtos desta empresa, que quanto mais abrangente for com produtos exclusivos que geram demanda e criam fidelidade, com diversificação de segmentos de produtos e serviços que atendam as crescentes tendências de consumo e com possibilidade de participação em quaisquer dos mercados internacionais novos ou já existentes permitindo de sua casa ter um negócio próprio de distribuição internacional, é que vai tornar mais ilimitada a sua rentabilidade.
Alguns estudiosos têm se preocupado com este fenômeno e procurado definir as causas que determinam o sucesso ou o fracasso dos que tentam a sorte no marketing multinível. Não resta dúvida de que o sucesso depende de qualidades pessoais - como a persistência e a capacidade de suportar as frustrações iniciais - que nem todos possuem. Mas há outras características importantes que poderíamos definir como "pensamento positivo" - atitudes mentais diante das dificuldades que qualquer trabalho oferece. Mas sem dúvida a maior causa de desistência a curto prazo é o total desconhecimento desta extraordinária forma de marketing e a falta de orientação por parte de quem o indicou para o negócio. Por isso não há outro tipo de empreendimento onde o apoio, a orientação e o treinamento pode fazer toda a diferença. Encontre o seu coach (treinador ou professor) dentro de sua linha de apoio e siga os passos que o levarão com certeza ao sucesso.
VOLTAR
--------------------------------------------------------------------------------
Os Planos de Compensação
O plano de compensação, ou plano de marketing, é o método pelo qual uma empresa de marketing multinível paga comissões aos seus distribuidores. O plano de compensação determina em grande medida quanto você ganhará, em quanto tempo, por um certo volume de trabalho. Ao escolher uma empresa, preste muita atenção ao seu plano de compensação.
Ironicamente, os planos de compensação são um dos elementos mais mal-entendidos do marketing multinível. Mesmo veteranos de MMN raramente sabem o que averiguar num plano de compensação. Nenhuma outra área do marketing multinível é mais cercada de mistério, mais carregada de mito.
- O escopo do plano de compensação é sem dúvida o aspecto mais orientado para percepção do negócio - diz o editor de MarketWave Leonard Clements. - Existem toneladas de maneiras de fazer com que um plano pareça mais lucrativo no papel, quando na realidade não é mais vantajoso do que qualquer outro. A forma mais certa de saber isso é pesquisar e saber em quanto tempo, quantas pessoas e qual o valor das comissões recebidas pelos distribuidores das várias companhias.
A renda derivada de uma companhia de marketing multinível, pode em geral, ser dividida em duas categorias: os lucros do varejo e a renda residual.
Como nas vendas tradicionais, os lucros do varejo refletem a habilidade do distribuidor de vender um produto ou serviço. Os lucros do varejo de uma companhia de marketing multinível são tipicamente pouco ou bem menores do que os de uma companhia de vendas diretas tradicional dependendo do foco de cada empresa, isto porque uma parte da margem foi desviada do ponto-de-venda para a porção residual do preço dos produtos.
As quantias normalmente alocadas para a distribuição e propaganda pelas companhias tradicionais são embutidas no plano de compensação do marketing multinível e pagas para a força de vendas do distribuidor. Isso incentiva fortemente os distribuidores para que promovam os produtos da companhia utilizando a propaganda boca a boca. Isso também é a base para que muitos distribuidores façam um pouco cada um e se beneficiem coletivamente.
E, do ponto de vista do gerenciamento corporativo, isso significa que, em vez de empregar capital de risco na propaganda, os custos com propaganda são pagos e recuperados simultaneamente na venda de um produto. Isso ajuda as companhias a manterem o preço do produto baixo.
Para maximizar os ganhos de um plano particular, é importante entender como isso funciona e quais são as qualificações exigidas para ganhar todas as comissões disponíveis. Em geral, os planos com qualificações mais altas exigem que os distribuidores despendam mais energia nas vendas de varejo e/ou no patrocínio da linha de frente do que os planos com qualificações menores, em contrapartida os ganhos residuais são muito maiores.
Para melhor entender os planos, veja os tipos de planos existentes hoje, mas antes aproveite para consultar o glossário de termos para não se perder na descrição dos planos. Veja também os sete critérios fundamentais para se escolher um plano.
VOLTAR
--------------------------------------------------------------------------------
Critérios para Escolha de um Plano
Simplicidade - Quanto mais fácil for explicar o plano, mais fácil será persuadir novos recrutas a assinar contrato. Quando as pessoas não entendem como suas comissões são calculadas, a tendência é desconfiar que estão sendo enganadas.
Tamanho Potencial da Organização - Dois fatores afetam o tamanho potencial de sua organização - largura e profundidade. Somente planos de matrizes estabelecem limites de largura. Mas todos os planos, exceto o binário (que é um tipo de matriz), limitam sua profundidade a um certo número de níveis. A profundidade pode ser traiçoeira. Um plano de emancipação gradativa pode lhe permitir receber comissões do dobro de níveis de um plano de nível único de seis degraus. Embora ambos sejam descritos como planos de seis níveis, um tem mais profundidade que o outro.
Princípio ou Fim de Linha - Alguns plano prevêem comissões mais elevadas no fim da linha - isto é, depois de você ter se emancipado ou começado a construir seus níveis mais baixos. Um plano desse tipo pode oferecer comissão de 1% no nível um, mas de 20% no nível seis. Planos de "fim de linha" desse tipo são muito mais lucrativos a longo prazo porque o crescimento geométrico de sua downline concentra grande número de pessoas nos níveis inferiores, onde suas comissões são maiores. Mas isso só funciona para distribuidores ambiciosos, enérgicos e persistentes que trabalham com empenho na construção de uma organização suficientemente profunda para propiciar essas comissões elevadas. De um modo geral fim de linha significa trabalho duro, gratificação postergada e maiores recompensas a longo prazo; princípio de linha significa mais dinheiro no começo, com menos esforço, mas um potencial de menor ganho a longo prazo.
Potencial de Lucro - A fim de estimar o potencial de lucro de um plano, recomenda-se o seguinte método:
1.Verifique o desconto de atacado que a empresa concede às suas compras de produto. Como ocorre em qualquer negócio de varejo, a diferença entre o seu preço por atacado e o preço pelo qual você vende representa o seu lucro de varejo. Veja a margem de lucro que você pode obter do nível inicial ao mais elevado nível de desempenho da empresa.
2.Calcule seu lucro de atacado. Ele é o lucro que você obtém vendendo o produto por atacado na sua downline. Calcule a margem de lucro de atacado que você teria vendendo aos distribuidores em cada nível de desempenho disponível na sua empresa.
3.Num plano de emancipação gradativa, há um terceiro critério - a porcentagem de overrides ou royalties de seus segmentos de emancipação.
Este método fornecerá apenas uma estimativa aproximada de seus ganhos potenciais, mas lhe dará elementos que lhe permitirão comparar um plano com outro.
Qualificações - Verifique a quantidade mínima de pessoas necessárias para o plano que você está analisando. Essa é a quantidade de produto que você precisa comprar por atacado todos os meses a fim se qualificar como distribuidor ativo. verifique igualmente a quantidade de produto que você tem que comprar mensalmente para se qualificar em cada nível de desempenho. Se o volume exigido for muito alto, você poderá acabar estocando mais mercadoria do que a sua capacidade de vendê-la. Se for muito baixo, sua downline pode sentir-se desmotivada para vender o que quer que seja, uma vez que tem que comprar mensalmente apenas o suficiente para seu consumo pessoal.
Letra Miúda - Muitos planos de compensação contêm exigências descabidas - condições raramente mencionadas aos candidatos e que muitas vezes são excluídas dos vídeos e impressos de recrutamento - mas que, não obstante, têm grande impacto sobre o seu negócio. Procure sempre saber quais são as penalidades caso não cumpra suas cotas mensais. Outra pergunta importante a ser feita é saber como o plano calcula suas cotas mensais. Todo volume de vendas é levado em conta ou apenas parte dele?
Tipo de Plano - Você deve compreender os prós e contras de cada tipo de plano e escolher o que atende as suas necessidades. São três os principais tipos de planos: Emancipação Gradativa, Matriz e Uninível. Embora você possa ouvir muitos outros nomes designando planos de compensação, todos eles se encaixam numa dessas três categorias. O plano Binário, por exemplo, é uma modalidade do Matriz e o plano Australiano é uma variedade do Uninível.
VOLTAR
--------------------------------------------------------------------------------
Os Tipos de Planos
A seguir fornecemos os tipos de planos mais conhecidos hoje. Como essa indústria continua evoluindo, haverá variações nos exemplos a seguir.
Plano Matriz | Plano Binário | Plano Uninível | Plano Australiano
PLANO DE EMANCIPAÇÃO GRADATIVA
OU PLANO BREAKAWAY
OU PLANO STAIRSTEP/BREAKAWAY
Possui largura ilimitada no primeiro nível, profundidade finita (geralmente de quatro a sete níveis) e comissões geracionais.
Num plano de emancipação gradativa você se torna bem sucedido galgando os degraus de uma escada de realizações (stairsteps ou níveis de desempenho). A cada degrau que você galga, é agraciado com um título honorífico diferente (tais como "Executivo de Ouro" ou "Executivo Três Estrelas") e lhe é facultado adquirir produtos da empresa com um desconto correspondente à importância do seu título. Quanto mais você compra de sua empresa a cada mês, mais você sobe na escada, e maior será sua comissão.
Ao galgar os degraus da escada, as pessoas da sua downline também sobem. Assim que os distribuidores da sua downline atingem um ponto em que passam a movimentar um certo volume mensal entre outras qualificações geralmente necessárias, eles se "emancipam" (breakaway) do seu grupo pessoal. Você deixa de receber comissões sobre os produtos vendidos a eles ou à sua downline. Ou seja, o volume de grupo do emancipado é eliminado como finte de volume para satisfazer as suas qualificações mensais. Contudo, você continua a receber um royalty ou override - uma pequena comissão - sobre o volume total do grupo de seus emancipados e de suas downlines.
VANTAGENS
sábado, 10 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário